Hoje apetece-me…

…um pôr do sol em Sagres, sentado na açoteia com a brisa do Cabo S. Vicente a bater-me no rosto…ao som de Bajofondo – Zitarrosa, e um mojito gelado. Não sei quanto a vocês, mas eu já começo a ficar farto deste Inverno cinzentão…só chuva e frio…apetece-me um tango dançado no bafo do estio (como uma vez tão bem escreveu o Carlos Tê). Para dar um cheirinho a Verão hoje vou falar-vos de ceviche, que é uma das maravilhas da comida sul-americana. Na Bolívia e no Peru é comum cozinhar carne e peixe sem recurso à confecção no fogo, para esse efeito utiliza-se o sumo de citrinos para marinar os ingredientes. Esse sumo literalmente coze os tecidos da carne ou do peixe, dando-lhe uma textura mais rija e agradável .
Hoje vamos fazer ceviche com robalo,uma receita que apanhei numa revista do Jamie Oliver há uns tempos, e fiz uma adaptação. Sendo que se pode utilizar praticamente qualquer tipo de peixe para fazer este prato, mas acho que o robalo tem aquele “sabor a mar” que nos transporta para os calores do Verão.
Vamos precisar de:

– Filetes de robalo ( na peixaria peçam um robalo pequeno e peçam para fazer em filetes);

– 1 toranja;

– 1 lima;

– Sal;

– Pimenta;

– Aneto;

– Malaguetas frescas;

– Alho;

-Azeite;

Começamos por cortar os filetes em tiras como se de um strogonoff se tratasse, depois temperamos com sal, sumo de 1 lima e sumo de metade da toranja. Picamos 1 ou 2 dentes de alho, um pouco de pimenta e misturamos tudo com peixe, espalhamos o aneto por cima e picamos 1 ou 2 malaguetas para dar um pouco de cor. Finalmente cortamos a outra metade da toranja aos bocados, juntamos um fio de azeite e misturamos tudo com as mãos! Não tenham problemas em mexer na comida com as mãos, verão que é uma sensação profundamente libertadora 🙂 Levem ao frio durante 2 horas e sirvam assim mesmo ou com umas tostas, acompanhem com um mojito a estalar de gelo! Deixo-vos com a música indicada….divirtam-se!

4 thoughts on “Hoje apetece-me…

  1. Pois, mas esse aneto é em erva, semente??? Para as minhas bandas não sei se encontro.. mas fiquei com vontade de fazer (com qql uma das tua receitas), mas com o frio da Guarda… e sem aquecimento acho que não resulta! 😛 Beijinhos

Deixe um comentário