Prazeres simples …

Pergunto-me muitas vezes sobre o sentido que as nossas vidas tomam a determinado ponto… quando começamos a definir prioridades e objectivos. O que é realmente importante? Ser criança…crescer…estudar… procurar trabalho… trabalhar… trabalhar…trabalhar…
Há pouco tempo lia um artigo muito interessante de um jornalista, do qual infelizmente não recordo do nome(este slot de memória está muito danificado), artigo que em traços gerais falava de como criamos os nossos filhos hoje em dia ( não tenho filhos…pelo menos que saiba), os miúdos são imbuídos num espírito de competição anormal, exigindo-se cada vez mais deles… começamos com a escola; depois com o estudo e trabalhos de casa; depois as actividades extra-curriculares que é onde começa o rol : ATL; aulas de apoio ao estudo; ballet; natação… isto são alguns exemplos daquilo a que se sujeitam os miúdos hoje em dia. A pergunta que esse jornalista fazia era: ” Qual é o tempo que lhes sobra para serem crianças?”. Lembro-me quando era miúdo, ia para escola e quando voltava para casa fazia os trabalhos de casa (quase nunca… a minha mãe recebia sempre recados da professora…) e corria para a rua para ir brincar com os outros miúdos, é um facto que eu e outros da minha geração fomos privilegiados na infância que tivemos. Passei a minha infância num ambiente rural, onde as brincadeiras eram fazer casas em árvores e correr atrás das galinhas para lhes arrancar umas penas do rabo ( que índios😛 ). Facto é que os miúdos hoje em dia não têm  nada disso, e são cada vez mais amorfos… um espelho da nossa sociedade?  Nós os adultos somos como estes miúdos, passamos a nossa vida nesta busca incessante de sucesso e reconhecimento … e depois esquecemo-nos de  nós próprios, só vivemos para o relógio que é o grande ditador das nossas vidas. Pouco tempo sobra para comer em condições durante o dia… o pequeno-almoço no carro e a caminho do trabalho…uma sandes de fugida na hora de almoço…o jantar uma coisa rápida ou nada porque não há pachorra para cozinhar. Passamos muito tempo sem ter tempo para nos sentarmos e ter uma refeição digna desse nome… triste não?
Hoje dou-vos uma dica para apreciarmos o simples prazer de nos sentarmos…comer… beber… e ouvir uma boa  música… façam o favor de ter à mão:

– Pimentos padrón;

– Alho;

– Azeite;

– Sal;

– Lombos de porco fatiados;

– Limão;

– Alecrim fresco ( encontram em qualquer grande superfície);

– Mostarda;

Vamos começar pelo denominador picante … agarramos nuns quantos pimentos padrón ( se gostarem tanto como eu 1 kg :P), e colocamo-los numa frigideira com um fio de azeite e uns dentes de alho esmagados ( não precisam de os descascar). Deixamos fritar os pimentos até ficarem mais ou menos crestados, um pouco de sal, apagamos o lume e deixamos à parte.
Passamos ao outro denominador os lombos de porco ( eu faço isto com lombos, mas também resulta lindamente com bifanas e com costeletas) , temperamos com sal; raspa de limão e umas quantas folhas de alecrim fresco, depois ponham na frigideira com um pouco de azeite e deixem alourar… antes de estarem completamente cozinhadas adicionem uma colher de chá de mostarda e sumo de limão, deixem secar ligeiramente e sirvam de seguida com os pimentos.
O gozo que me dá nisto são os pimentos … são uma lotaria … um pode sair picante e outro nem por isso🙂

Divirtam-se e esqueçam o relógio🙂

One thought on “Prazeres simples …

  1. é verdade Miguel! mas com certeza se nós tivessemos um chef como tu todos os dias a cozinhar para nós, teriamos momentos muito mais agradáveis na hora da refeição. Tens que vir cá ao Brasil mostrar um pouco da tua arte culinária!Beijos grandes!😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s