Acidentes de percurso :)

Às vezes as melhores coisas resultam de situações fortuitas… encontros inesperados entre desconhecidos…aquela música que ouvimos no rádio, mas que não sabemos o nome e se torna a nossa favorita…
Assim também é a cozinha, feita de sucessos e acidentes de percurso… mas nem sempre esses acidentes são maus, pois às vezes resultam em novas ideias e coisas deliciosas. É o caso da sugestão que vos vou fazer hoje, uma Mousse de Chocolate com Piri Piri, que resultou de uma receita de gelado que não foi bem sucedida. Para poder enquadrar bem esta sugestão, tenho de vos situar no que faço profissionalmente… depois de um período de indefinição na minha vida, optei por abraçar o grande amor da minha vida – a Cozinha. E como tal decidi-me a procurar os ensinamentos de alguém que admiro muito o chef Augusto Gemelli, ao qual escrevi no sentido de me aceitar como seu aprendiz… e acabei por estar a trabalhar na sua cozinha.
Numa ocasião ao tentar fazer um gelado de chocolate negro com biscoitos cantucci (já explico mais à frente ok? take a chill pill!!!😛 ), obteve-se algo semelhante a um creme de chocolate ou mousse… ora decidiu-se “kitar” o dito gelado, e para isso vamos fazer o seguinte:


– 600 ml de leite;

– 240 ml de natas;

– 175 g de açúcar;

– 2 colheres de sopa de maizena;

– 1 colher de sopa de manteiga;

– 200 g de chocolate negro;

– 4 gemas de ovo;

– 100 ml de vinho do Porto;

– 4 malaguetas;

– 170 g de biscoitos cantucci ( passo a explicar … são um tipo de uma bolacha italiana de amêndoa e outros frutos secos, no caso de não encontrarem à venda usem bolacha de amêndoa normal);


Para começar vamos fazer a base da mousse, e para isso pegamos no leite e misturamos muito bem com as gemas, o açúcar e a maizena. Juntamos a manteiga e pomos a lume ( lume brando!), e vamos mexendo até engrossar, deixamos ao lado a arrefecer. De seguida vamos bater as natas e derreter o chocolate, misturem com o preparado que deixaram a arrefecer; com as bolachas feitas em pó, as malaguetas trituradas e o vinho do porto. Passem na batedeira para homogeneizar a mistura e refrigerem durante umas horas.Tenho a agradecer este acidente ao Natanael e ao Nuno os meus companheiros de cozinha, um que fez o dito gelado e outro que teve a ideia de o reciclar, obrigado pessoal! Acompanhem com um Porto Poças – Vintage 1997 um dos grandes vintages do século XX. E deliciem-se com este Lullaby dos Cure… creio ser o som adequado ao erotismo desta sugestão….


One thought on “Acidentes de percurso :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s