Almoço em família…

Hoje tive um momento raro, juntar à mesa a família e desfrutar de um bom repasto, com muito boa onda…

é engraçado como estas coisas funcionam… quando somos mais novos e vivemos com os nossos pais, só queremos é ter o nosso canto e estar sozinhos e depois as coisas são bem diferentes… eu falo pelo menos meu caso.  Vivi com eles, depois vivi sozinho e por circunstâncias da vida acabei por voltar a viver com eles… muitos amigos me perguntam : “Não te custa?”… sou sincero, não. Tirando o facto de não me sentir a vontade para levar alguém para casa😛 … Estou muito bem com eles… e o facto é que desde que voltei a trabalhar os valorizo e admiro cada vez mais. Por isso é que agora nos raros momentos que temos todos juntos, faço porque isso seja sempre algo a recordar. Para realçar mais a minha ideia vou falar-vos da sugestão de hoje, que não fui eu que confeccionei… mas sim a senhora minha mãe, que eu admiro muito e me pegou o “bichinho” da cozinha…é uma mulher admirável, extremamente criativa… uma cozinheira fantástica e uma doceira fenomenal!
Hoje então vamos ficar com umas Bochechas de Porco em Molho de Pimentão Doce e Alecrim com Castanhas Fritas…( nome comprido…ufa!) façam o favor de procurar os seguintes ingredientes:
–  500 g de bochecha de porco ( o Continente às vezes tem… mas o melhor mesmo é encomendar no talho ou procurar no Corte Inglés…);
–  Massa de pimentão doce ( aqui tenho algumas reservas a por… geralmente não compro a massa porque a minha mãe tem a carolice de a fazer em casa … e digo-vos que não tem nada a ver com a de compra… mas enfim tentem procurar a melhor);
– Vinho branco;
– Alho;
– Alecrim;
– Banha de porco;
– Sal;
– Pimenta;
– Castanhas (obviamente que não estamos na época delas… portanto é comprar congelado… que não é mau de todo porque não temos o incómodo de as descascar😛 );

Vamos começar por temperar as bochechas com um pouco de sal ( não muito porque a massa de pimentão já por si é bastante salgada!); pimenta e barrem-nas com um pouco de massa de pimentão, de seguida num recipiente mais ou menos fundo, adicionem sensivelmente um copo de vinho branco ( não usem vinho manhoso… acreditem ou não … boa comida faz-se com bom vinho… mas também não preciso usarem uma garrafa cara, you know what I mean! ), juntem um raminho de alecrim desfeito, 3 dentes de alho picados e deixem  marinar cerca de 1 hora ( Muito importante! Reservem a marinada!).  A seguir o que têm a fazer é corá-las na frigideira com uma colher de sopa de banha ( eu sei que parece nojento usar banha mas fica de facto muito mais suculento… acreditem), depois de coradas  coloquem-nas num tabuleiro fundo com a gordura e a restante marinada, levem ao forno a uma temperatura de 180º, até ficarem cozinhadas.
Fritem as castanhas em óleo bem quente e retirem o excesso de gordura com papel de cozinha… sirvam a acompanhar as bochechas… é um prato super simples mas óptimo! Espero que faça as vossas delícias, da mesma forma que fez as minhas! Acompanhem com um tinto… desta feita da região do Douro, um Quinta do Grifo Grande Reserva 2006,um vinho austero e  vigoroso, o ideal para contrapor a gordura deste prato. Podem encontrar em garrafeiras a um preço que ronda os 17 euros.
Divirtam-se e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

