Jantar de Domingo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Num dos raros dias que tenho para mim, decidi ficar em casa… e adivinhem a fazer o quê? Experiências na cozinha😛 … Mais uma noite mortal no restaurante… com a sala cheia e os nervos à flor da pele… todas as noites são noite de inauguração:P De qualquer modo, hoje queria mesmo era dormir até às tantas e não pensar em por um pé fora de casa! Depois do descanso merecido lá me levantei com ar meio alucinado… para ir desfrutar do maravilhoso repasto que é um almoço preparado pela senhora minha mãe. Segue-se uma tarde do mais puro pastanço… que termina no debate habitual dos Domingos: “O que vamos fazer para o jantar?”. Enquanto estava na cozinha a fazer um ensaio de um prato novo ( publico esse amanhã…) a minha mãe procurava uma ideia nas toneladas de receitas que pululam na cozinha, para fazer um prato com perna de borrego. Decidimos adaptar uma receita de perna de borrego recheada… para a qual vamos precisar de :

– 1 perna de borrego desossada ( peçam no talho para desossar ou se forem habilidosos com uma faca … faça você mesmo😛 );

– 3 dentes de alho;

– 1 talo de aipo;

– 1 cenoura;

– 100 g de foie gras (é o  fígado de ganso preparado com armagnac até ficar curtido , é um pouco caro por isso podem utilizar pasta de fígado de pato… que surte um efeito parecido);

– 10 g de trufa preta ( encontra-se na secção gourmet do Continente e no Corte Inglés…sob as formas: desidratada, conserva e congelada… fresca é mais complicado de encontrar… sem falar que é substancialmente mais caro!);

– Sal e pimenta a gosto;

– Vinho branco;

– Sementes de sésamo;

– Salva;

– Azeite;

Vamos começar por picar o aipo,  ralar a cenoura e cortar muito finamente a trufa… temperem com sal e pimenta e salteiem em azeite bem quente por breves minutos, reservem.
De seguida recheiem o interior com o foie gras e com a trufa e os vegetais salteados, usem uma “meia” fio para rôti ou então se forem jeitosos com nós atem a carne mais ou menos como está na foto ( não é grande perfeição eu sei… mas nunca andei nos Escuteiros😛 ).
De seguida ponham um copo de vinho branco sobre a carne, um pouco de azeite, sal, pimenta, a salva e os alhos picados. Levem ao forno durante 60 minutos a uma temperatura de 180º, virando a carne e regando com o molho frequentemente ( usem estas instruções com base num forno eléctrico ventilado).
Sirvam com castanhas fritas e nabo salteado ao vinagre balsâmico e acompanhem com um tinto… um  Encostas de Estremoz – Reserva 2007.
Deixo-vos com este lindíssimo Sete Colinas, interpretado pela Estudantina Universitária de Lisboa… um hino a todos os que foram estudantes e ainda sentem no peito a capa e a batina.

Divirtam-se e bons cozinhados!


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s