The Return of the Mad Scientist

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tenho andado numa crise de escrita, tem-me faltado o estímulo para escrever e este calor infernal ainda piora este “bloqueio de escritor”. Prometo-vos que agora vou ter mais tempo para postar sugestões e devaneios de louco😛
Ultimamente dou por mim a pensar em algo que creio assaltar o pensamento de todos, a mim devo dizer que me assalta frequentemente… gostava muito de saber o que quero para mim. Vocês não? Há pessoas que sabem logo o que querem, têm um plano definido… eu já quis fazer tantas coisas, e quero fazer outras tantas mais, sinto-me como um buraco negro, que por mais matéria que abarque…não pára de crescer. Às vezes apetece-me por a mochila às costas, desaparecer para uma ilha no Pacífico, e passar os meus dias a mergulhar e a viver da pesca, coisas simples…sem exigências.
Era tão mais simples …. viver… tão e somente. Aquela ilha soa-me tão bem … como me soa bem o deserto da Patagónia… ou mesmo aqui ao lado as serras do Gerês… desde que seja longe disto.
Não me liguem estou num dia revoltado, vamos antes cozinhar e espantar o fantasma das incertezas e das obrigações desagradáveis.
Estamos em pleno Verão, com um calor abrasador e a última coisa em que queremos pensar é em comida quente e pesada, por isso pensei em sugerir-vos algo leve e fresco que vos revitalize o espírito🙂
Acho que uma Salada de Laranja com Funcho e Couscous é capaz de ser o que precisamos para dar frescura à nossa vida , por isso vamos reunir os seguintes ingredientes:- 2 a 3 laranjas;
– 1 raíz de funcho;
– Azeitonas pretas descaroçadas;
– Rúcola;
– Couscous (aprox. 150 g);

– Parmesão em cunha ( vendem-se nos hipermercados umas cunhas mais pequenas de parmesão para ralar ao momento);

– Azeite;
– Vinagre balsâmico;
– Sal;
– Malagueta moída;
Começamos por descascar as laranjas, cortar aos gomos, eliminado as partes brancas e os caroços. Passem os gomos para uma saladeira, de seguida cortem a raíz do funcho às lascas finas ( se tiverem uma mandolina é muito melhor podem ver na imagem ao lado, de que se trata). Envolvam os gomos de laranja com as lascas de funcho para que sumo se solte, e deixem de lado. Enquanto as lascas de funcho ficam a marinar no sumo de laranja, pomos um tacho com água a ferver, assim que a água atingir o ponto de ebulição, desligamos o lume e adicionamos os couscous com um fio de azeite, mexam com uma colher e deixem na água por 5 minutos. De seguida escorram os couscous num passador de rede, e passem por água fria ( isto vai arrefecer e soltar os granulos). Juntem os couscous com o funcho e a laranja, adicionem a rúcola e cortem as azeitonas. Envolvam tudo muito bem e temperem com o sal, azeite, balsâmico e malagueta moída, sirvam com umas lascas de parmesãoe acompanhem com um Quinta do Falcão Superior Branco – 2008, a combinação perfeita para uma tarde de calor!

Fiquem bem e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

