Pizza de Alheira de Porco Bísaro com Grelos

 

Com o aproximar do primeiro aniversário do blog, é momento de fazer um balanço o que foi este último ano. O que começou por ser um espaço de partilha dos meus prazeres como cozinheiro com os meus amigos, precipitou a minha evolução para o sector profissional, sendo hoje a minha actividade a cozinha. Este espaço além de ser um fórum onde partilho as minhas experiências e receitas, é também e principalmente uma mostra do meu trabalho criativo.

Tenho a agradecer o apoio de todos os amigos que desde o início deste projecto começaram a acompanhar (uns mais que outros :P) e a partilhar as suas experiências e sensibilidades com os pratos que fui apresentando ao longo deste percurso. Este próximo ano antevê-se mais exigente do ponto de vista profissional, e o projecto “As Time Goes Bye..” vai assumir novas funcionalidades, das quais destaco desde já a organização de workshops de cozinha e de jantares ao domicílio, bem como lançar as fundações para um Clube de Jantares a operar em Lisboa. Metas ambiciosas que quero cumprir e espero poder contar com o vosso apoio, na qualidade de leitores e futuros participantes destas iniciativas!
Depois desta seca que vos preguei😛, vamos passar ao mais importante aqui: a comida!
Como sabem a minha comparsa de devaneios gastronómico-criativos é a senhora minha mãe, com a qual já vinha a discutir há uns dias a ideia de fazermos uma pizza com alheira. Havia
o receio de que um enchido com um sabor tão rico como a alheira, tornasse a pizza pesada e esta se sobrepusesse a todos os outros ingredientes.
Tal não aconteceu e apraz-me dizer que a experiência foi bem sucedida! Não tenho qualquer pretensão de afirmar este prato como uma criação minha, já existem algumas receitas com alheira de bacalhau e outras com alheiras vegetarianas… esta é a minha interpretação e a minha cozinha.

Shall we cook?
Juntem os seguintes ingredientes:
Massa de pizza :
– Farinha de trigo;
– Fermento para bolos;
– Azeite;
– Leite;
– Sal;
– Açúcar;
Cobertura da pizza:
– Alheira (usei umas alheiras DOP de Vinhais muito jeitosas que se encontram no Continente);
– Grelos de nabo;
– Nozes;
– Tomate seco;
– Cebola frita crocante ( encontram na Loja Sueca do IKEA);
– Queijo da Ilha;
– Pimenta preta;
Para começar vamos fazer a massa… acho que não faz sentido voltar a descrever o procedimento da massa de pizza, uma vez que já o expliquei no post da Pizza de Angulas. Por isso e se quiserem fazer o obséquio de ler esse post, está lá tudo bem explícito😛
Enquanto não tendem a massa, podem cozer os grelos e de seguida salteá-los numa frigideira com um fio de azeite e dois dentes de alho esmagados, dêem-lhes duas voltas na frigideira, rectifiquem o sal e retirem do lume, reservem.
Retirem o recheio de uma alheira e esfarelem num prato, depois é tender a massa e começar a espalhar um pouco de queijo da ilha ralado; depois os grelos; a alheira; um pouco de tomate seco picado; nozes picadas; cebola frita crocante ; mais um pouco de queijo da ilha e um pouco de pimenta para finalizar. Levem ao forno ventilado a 180ºC, entre 35 a 40 minutos.
Retirem, e acompanhem com um tinto de carácter vincado. Um Adega de Borba Premium 2007, vai fazer as vossas delícias com este prato, equilibrando uma boa acidez com uns taninos fabulosos. A Trincadeira, o Alicante Bouschet e o Cabernet Sauvignon com grande qualidade, chamando ao nariz os frutos pretos e o chocolate. Uma boa companhia para uma pizza incomum, que deve ser apreciada ao som deste A Cantar É Que Deixas Levar do Camané.
Divirtam-se e bons cozinhados!

Este slideshow necessita de JavaScript.

One thought on “Pizza de Alheira de Porco Bísaro com Grelos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s