Pizza de Alheira de Porco Bísaro com Grelos

 

Com o aproximar do primeiro aniversário do blog, é momento de fazer um balanço o que foi este último ano. O que começou por ser um espaço de partilha dos meus prazeres como cozinheiro com os meus amigos, precipitou a minha evolução para o sector profissional, sendo hoje a minha actividade a cozinha. Este espaço além de ser um fórum onde partilho as minhas experiências e receitas, é também e principalmente uma mostra do meu trabalho criativo.

Tenho a agradecer o apoio de todos os amigos que desde o início deste projecto começaram a acompanhar (uns mais que outros :P) e a partilhar as suas experiências e sensibilidades com os pratos que fui apresentando ao longo deste percurso. Este próximo ano antevê-se mais exigente do ponto de vista profissional, e o projecto “As Time Goes Bye..” vai assumir novas funcionalidades, das quais destaco desde já a organização de workshops de cozinha e de jantares ao domicílio, bem como lançar as fundações para um Clube de Jantares a operar em Lisboa. Metas ambiciosas que quero cumprir e espero poder contar com o vosso apoio, na qualidade de leitores e futuros participantes destas iniciativas!
Depois desta seca que vos preguei😛, vamos passar ao mais importante aqui: a comida!
Como sabem a minha comparsa de devaneios gastronómico-criativos é a senhora minha mãe, com a qual já vinha a discutir há uns dias a ideia de fazermos uma pizza com alheira. Havia
o receio de que um enchido com um sabor tão rico como a alheira, tornasse a pizza pesada e esta se sobrepusesse a todos os outros ingredientes.
Tal não aconteceu e apraz-me dizer que a experiência foi bem sucedida! Não tenho qualquer pretensão de afirmar este prato como uma criação minha, já existem algumas receitas com alheira de bacalhau e outras com alheiras vegetarianas… esta é a minha interpretação e a minha cozinha.

Shall we cook?
Juntem os seguintes ingredientes:
Massa de pizza :
– Farinha de trigo;
– Fermento para bolos;
– Azeite;
– Leite;
– Sal;
– Açúcar;
Cobertura da pizza:
– Alheira (usei umas alheiras DOP de Vinhais muito jeitosas que se encontram no Continente);
– Grelos de nabo;
– Nozes;
– Tomate seco;
– Cebola frita crocante ( encontram na Loja Sueca do IKEA);
– Queijo da Ilha;
– Pimenta preta;
Para começar vamos fazer a massa… acho que não faz sentido voltar a descrever o procedimento da massa de pizza, uma vez que já o expliquei no post da Pizza de Angulas. Por isso e se quiserem fazer o obséquio de ler esse post, está lá tudo bem explícito😛
Enquanto não tendem a massa, podem cozer os grelos e de seguida salteá-los numa frigideira com um fio de azeite e dois dentes de alho esmagados, dêem-lhes duas voltas na frigideira, rectifiquem o sal e retirem do lume, reservem.
Retirem o recheio de uma alheira e esfarelem num prato, depois é tender a massa e começar a espalhar um pouco de queijo da ilha ralado; depois os grelos; a alheira; um pouco de tomate seco picado; nozes picadas; cebola frita crocante ; mais um pouco de queijo da ilha e um pouco de pimenta para finalizar. Levem ao forno ventilado a 180ºC, entre 35 a 40 minutos.
Retirem, e acompanhem com um tinto de carácter vincado. Um Adega de Borba Premium 2007, vai fazer as vossas delícias com este prato, equilibrando uma boa acidez com uns taninos fabulosos. A Trincadeira, o Alicante Bouschet e o Cabernet Sauvignon com grande qualidade, chamando ao nariz os frutos pretos e o chocolate. Uma boa companhia para uma pizza incomum, que deve ser apreciada ao som deste A Cantar É Que Deixas Levar do Camané.
Divirtam-se e bons cozinhados!

Este slideshow necessita de JavaScript.

One thought on “Pizza de Alheira de Porco Bísaro com Grelos

Deixe uma Resposta

