Um ‘banho’ de cultura gastronómica…

Comer. Aí está algo que sempre gostei, a comprovar pela minha forma física, melhor dizendo, pelo pneuzinho que teima em não me abandonar. Contudo, de há uns tempos para cá, ocorreu uma evolução, não do ‘pneu’, mas da minha relação com a comida e da forma como a vejo e aprecio.

O último ano foi repleto de novas aprendizagens e sabores.

Desde sempre que estive mais habituada às comidas tipicamente portuguesas, aos sabores simples, mas ricos. Àqueles pratos a que usualmente chamamos ‘comidinha da avó’.

Mas este meu lado curioso e aventureiro sempre me suscitou interesse em experimentar coisas novas, novos sabores, sem medo de apanhar o ‘comboio dos paladares’.

Com todas estas experiências, que passarei a narrar aqui, com toda a frequência que me é possível, também aprendi a entender melhor o ‘gourmet’…a não encará-lo como a comida que vem em amostras para a mesa…que não enche a toca de um dente… A verdade é que muita gente acredita que jantar/almoçar num restaurante ‘gourmet’ significava comer 10 gramas de alguma coisa, encavalitadas num puré qualquer, de cor duvidosa, disposto num prato gigante, decorado com uns desenhos feitos com um molho desconhecido, ao qual se dá um nome xpto três assobios, e nada mais…isto pode soar, por assim dizer, a um roubo, pois pagar uma fortuna para presenciar este cenário é algo a que ninguém se mostra disponível.

Mas toda esta vivência a que fui submetida comprovou-me que não é bem assim…que este tipo de comida pode, inclusive, ‘matar-nos’ a fome, pois é o mesmo que comer um prato cheio de arroz, batatas, bife e ovo a cavalo…a diferença é que o outro vem em pequenas doses e dividida em vários pratos…ao quais se dá o nome Menu de Degustação.

Além deste ‘banho de cultura gastronómica’, este último ano ensinou-me, sem dúvida, a ver a comida de forma diferente, a apreciar os novos sabores, a enriquecer os pratos de sempre com algo novo…e a ter cada vez mais a certeza de que o novo é sempre bem-vindo.

Por toda esta experiência e aprendizagem agradeço ao Miguel de Brito, com quem passarei a administrar o blog, partilhando convosco as nossas aventuras e devaneios gastronómicos:)

…by the way, eu sou a Rita Ferreira:)

Deixe uma Resposta

