Tom Yum o caldo maléfico do Sião!

Há dias em que queremos algo diferente, reconfortante e ao mesmo tempo vibrante. A cozinha asiática, em especial a tailandesa tem essas particularidades, associando os sabores agridoces com os picantes com delicadeza e ao mesmo tempo com aquele conforto dos pratos da avó, é verdadeiramente uma cozinha genial e pouco explorada entre nós.

Para o almoço escolhi um Tom Yum de Camarão, o tom yum é uma sopa que pode ser de carnes, peixe ou só de legumes, utiliza-se como base um caldo forte com especiarias e citrinos, entre outros ingredientes.

Para confeccionar esta sopa precisamos de:

– Camarão 20/30 cerca de 600 g;

– Feijão Verde ( podem utilizar outra verdura como ervilhas de quebrar…);

– Cebola;

– Alho;

– Erva – príncipe;

– Limas;

– Folhas de lima;

– Jalapeños desidratados ( também podem usar pimentos padrón desidratados… se os encontrarem);

– Tomate;

– Molho de peixe;

– Molho de gengibre;

– Leite de côco;

– Pimenta sezchuan;

– Fungo negro desidratado;

– Azeite;

– Sal;

– Água q.b.

Começamos pelo caldo, num tacho ponham a refogar cebola lentamente e juntem 2 dentes de alho esmagados no almofariz; adicionem folhas de lima ( não tenham receio de por… o aroma é excelente e deixa o caldo muito rico!);  2 pimentos bem picados na 1,2,3 e deixem refogar até a cebola ficar macia, de seguida adicionem um tomate picado e sem pele, assim que o tomate estiver desfeito cubram com água e deixem cozinhar em lume brando. No almofariz esmaguem um pouco de erva príncipe e juntem ao caldo, juntem cerca de 3 colheres de sopa de molho de peixe ( advertência: o molho de peixe é um preparado de peixe e marisco fermentado, tem um cheiro desagradável… semelhante a genitais com falta de higiene… por isso usem mas não cheirem… o resultado final é óptimo … mas cuidado!), 2 colheres de sopa de molho de gengibre e uma colher de café de pimenta sezchuan. Juntem o feijão verde cortado e o fungo negro previamente demolhado, de seguida juntem uma lata de leite de côco e deixem cozinhar até levantar fervura, baixem o lume e juntem os camarões. Deixem cozinhar mais um pouco e juntem o sumo de uma lima, provem e rectifiquem os temperos ( sugestão: se lhe quiserem dar um toque mais especial juntem uma colher de sopa de molho de ostra :P). Sirvam quente e deliciem-se com a explosão de aromas citrinos e picantes! Lembrem-se que este tipo de sopa pode ser alterado conforme o nosso gosto, por isso se quiserem fazê-la um pouco mais substancial podem fazê-la com noodles. Os ingredientes asiáticos podem ser encontrados em qualquer mercado chinês do Martim Moniz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Divirtam-se e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s