O fim do Verão e o Crumble de Pêra com Rum e Bagas Goji

Porque há dias em que queremos ser egoístas e ceder aos caprichos da gula, hoje apeteceu-me fazer algo doce, como já escrevi antes, não tenho uma apetência natural para sobremesas… mas desta vez tinha de fazer algo com uma caixa de pêras que o meu pai tinha trazido… não eram particularmente boas, porque detesto pêras sem textura, moles e farinhentas… bah!

Optei por uma solução anglo-saxónica : o Crumble, esta sobremesa é tipicamente outonal, e como estamos naquele mês de transição, entre os calores e os primeiros frios nocturnos, parece-me uma boa opção com a conjugação de texturas bem como as  sensações de conforto e calor em contraste com o frio.

Esta receita de crumble é uma criação minha que julgo ter resultado impecavelmente, desafio-vos a experimentar e postar as vossas opiniões!

Para o nosso crumble precisamos de :

– 2 kg de pêras;

– 1 mão cheia de bagas goji (encontram no Pingo Doce e nos mercados chineses);

– 2 mãos cheias de passas;

– 2 copos de shot de rum añejo;

– 2 pacotes de bolacha torrada;

– 150 g de farinha de trigo com fermento;

– 1 mão cheia de arroz tufado (encontram nas grandes superfícies nas secções de dietética);

– 100 a 150 g de manteiga;

– 1 ovo inteiro;

– Açúcar mascavado q.b

Iniciamos as hostilidades com o descascar e descaroçar das pêras, cortem grosseiramente e juntem sumo de limão para impedir que comecem a oxidar,  num pirex ou num refractário disponham a pêra, polvilhando com açúcar mascavado ( sejam generosos, fica um efeito fabuloso quando derrete e carameliza!), espalhem as bagas goji e as passas e adicionem o rum, deixem a macerar enquanto começam a fazer a crosta.

Para fazer a crosta partimos as bolachas aos bocados para facilitar o trabalho da 1,2,3 e transformá-las num pó grosseiro, de seguida misturamos essa “serradura” com a farinha e envolvemos muito bem, derretam a manteiga e misturem tudo de modo a que fique bem ligado, juntem o ovo e repitam o processo. Misturem o arroz tufado e cubram as pêras com a crosta, espalhem de modo uniforme e decorem com umas passas, polvilhem uma quantidade generosa de açúcar mascavado e levem ao forno a 180ºC durante meia hora.

Deixem arrefecer e sirvam com uma bola de gelado de baunilha, e uma chávena de chá gelado ( misturem a polpa de um maracujá com earl grey e umas pedras de gelo :P), aproveitem o fim de tarde em que os calores do Verão se vão esbatendo nos primeiros sinais do Outono.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Divirtam-se e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s