Almoço a”mielas” :P

Chuva, cinzento, frio, greves e notícias deprimentes… acho que isto só vai mesmo ao sítio com especiarias quem nos puxem para cima, picantes… aromas citrinos… enfim estamos a precisar de cair no caldeirão da poção mágica como o Obélix e levar as legiões da depressão à estalada🙂 Há dias em que eu e a minha mãe dividimos a cozinha ao meio e um faz a proteína e o outro o acompanhamento. Como ela tinha ido à Baixa, aproveitei para lhe pedir um reforço do stock de produtos asiáticos na despensa, e no regresso trazia uns enlatados esquisitos… olhei para aquilo com alguma desconfiança… mas lá me decidi a investigar… umas latas de rebentos de bambu ( me likes :P) e outras de raiz de lótus ( hum… só experimentando mesmo), para quem não conhece o lótus é uma planta aquática que povoa grande parte dos lagos da Ásia, a sua floração ocorre uma vez por ano, eu daria o exemplo de um nenúfar só para vos situar… mas nem sequer são aparentados… contudo acho que já perceberam o que é. Ora a raiz do lótus é muito apreciada na cozinha asiática, especialmente na China, e além de fresca é feita em conserva e exportada, tem uma textura curiosa e um sabor bastante agradável. Aparte desta seca de botânica que acabei de vos dar, decidimos dividir a confecção do almoço que já tínhamos decidido ser : Filetes de Peixe Gato Marinados em Chacuti e Crocante de Pão com Sésamo a acompanhar com um Salteado de Vegetais.

A lista de ingredientes é :

– Filetes de Peixe Gato Riscado;

– Alho;

– Sumo de Limão;

-Azeite,

– Pó de Chacuti (encontram nas lojas de produtos indianos no Martim Moniz);

– Sal;

– Pão Ralado;

– Sementes de Sésamo;

Para o Salteado de Vegetais:

– Rebentos de Bambu;

– Raiz de Lótus;

– Fungo Negro chinês;

– Couve Repolho;

– Cebola;

– Alho;

– Molho de peixe;

– Molho de ostras;

– Pasta de caril verde;

– Achar Masala;

– Sumo de limão;

– Gengibre;

– Sal;

– Azeite;

Começamos por marinar o peixe com um pouco de sumo de limão, e de seguida pisamos dois dentes de alho no almofariz até ficarem em papa e espalhamos nos filetes, polvilhamos o pó de chacuti com a ajuda de coador pequeno de forma a que fique uniforme nos filetes e reservamos.

Passamos aos vegetais, e cortamos a couve repolho em juliana ( para os leigos: às tiras :P), os rebentos de bambu em rodelas, e a raiz de lótus também. Enquanto isso demolhamos o fungo negro em água morna ( uma mão cheia é suficiente para 4 pessoas), picamos uma cebola, e pisamos três dentes de alho no almofariz.

Reservemos isso tudo, e pré-aquecemos o forno a 180º. Regressamos aos filetes temperamos de sal, e pincelamos com azeite, numa travessa espalhamos o pão ralado e as sementes de sésamo e panamos os filetes. Levamos ao forno, e começamos a cozinhar os vegetais… num wok aquecemos bem 3 colheres de sopa de azeite, juntamos o alho e o repolho e salteamos, de seguida juntamos a cebola picada e duas colheres de sopa de molho de peixe. Salteamos bem e numa chávena de café dissolvemos uma colher de café de pasta de caril verde com água, juntamos aos vegetais, e continuamos a saltear com a temperatura alta, adicionamos 4 colheres de sopa de molho de ostras, 1 colher de café de achar masala, gengibre ralado (ao vosso gosto) e os restantes vegetais. Deixamos tudo cozinhar muito bem sem deixar secar ( se necessário juntamos uns goles de água), rectificamos de sal, juntamos o sumo de limão (uma metade) e vamos verificar os filetes (10 minutos no forno deve chegar, mas isso também depende do gosto, se gostamos mais ou menos crestado) . Sirvam tudo a acompanhar com um chá verde ou um vinho branco fresco com alguma acidez.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Divirtam-se e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s