Tomate Seco – Um desafio para a Maria e para quem mais se atrever

“…a originalidade de um prato simples pode estar na transformação dos ingredientes mais básicos!”

Depois de aceitar o desafio proposto pelo blog Tertúlia de Sabores, decidi iniciar a minha participação não com uma receita, mas com uma dica, que poderá adicionar aos pratos da Maria mais cor, textura e um sabor um pouco diferente…e ao mesmo tempo, desafiá-la! Digamos que é uma espécie de troca por troca😉

Depois de analisar a escassa lista de ingredientes, o tomate foi algo que me saltou à vista. Foi então que me lembrei que se o secarmos, podemos utilizá-lo em vários pratos, desde saladas a refogados. E melhor que tudo isto é o facto de o podermos conservar até um ano, desde que esteja num lugar seco e sem luz directa do sol.

Tomate Seco

O desafio é simples. Lavam-se os tomates e partem-se ao meio. Com uma colher, ou faca, retiram-se as sementes e dispõem-se as metades num tabuleiro, prato ou travessa. Em suma, no que der mais jeito e estiver à mão. O passo seguinte é polvilhar com sal (para retirar a humidade), com açúcar (para cortar um pouco a acidez) e pimenta (para temperar). Terminado isto, basta expor o tabuleiro ao sol, tapando-o com uma rede, de forma a que as formigas ou moscas não consigam ‘entrar’, atraídas pelo açúcar. (se não tiverem uma rede, podem utilizar um pano, pois quem não tem cão, caça com gato :p)

É importante que, ao recolher do sol, o tabuleiro seja guardado, pois os tomates não podem apanhar o relento da noite. Um outro ponto importante é, ao longo dos dias, retirar a água que se vai acumulando dentro das metades do tomate. Relativamente ao tempo necessário para que os tomates estejam bem secos, tudo dependerá de quão solarengos os dias forem. Contudo, 4 dias deverá ser o necessário.

Et voilá…assim que os tomates estiverem secos, basta guardá-los😉

Boa sorte e divirtam-se🙂

3 thoughts on “Tomate Seco – Um desafio para a Maria e para quem mais se atrever

  1. Obrigada pela participação.
    Uma ideia útil, contudo não sei se servirá à Maria, ela está numa região do globo que tem uma enorme percentagem de humidade, mas o que conta é a intenção e creio que a ideia será útil para todos nós.

  2. Olá!

    O facto de a Maria se encontrar numa região húmida, não impede que seja possível secar o tomate…desde que este esteja em exposição directa ao sol, não há problema…só não se pode, como disse no post, deixar que o tomate apanhe o relento da noite. Devido a essa humidade, poderá levar mais uns dias até conseguir alcançar o ponto de secagem certo, mas chega lá🙂

    Existe, ainda, um outro “método”, que supus ser mais difícil para a Maria, pois para isso é necessário, pelo menos, um vidro. De qualquer modo fica aqui a dica:

    Basta colocar um vidro por cima do tabuleiro, ao invés da rede. Porém é conveniente que o tabuleiro tenha uma abertura, de forma a permitir a circulação de ar. Normalmente o vidro é utilizado em desidratadores, cujo recipiente pode ser construído em madeira e a tampa em vidro. Vejam esta imagem para terem uma ideia:

    http://www.google.pt/imgres?q=desidratador+solar+de+alimentos&hl=pt-PT&sa=X&biw=1366&bih=639&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=47NHqIKMLw8ImM:&imgrefurl=http://sitiocurupira.wordpress.com/&docid=F7jkVHrklV8dVM&imgurl=http://sitiocurupira.files.wordpress.com/2008/10/desidratador-solar-102.jpg&w=298&h=231&ei=JiLOTuTYMIygOs66raIP&zoom=1&iact=rc&dur=481&sig=107218782192580509868&page=1&tbnh=145&tbnw=175&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:6,s:0&tx=63&ty=66

    É um utensílio muito útil, pois permite secar uma infinidade de coisas: maçã, uvas, ameixas, banana…praticamente, tudo o que quisermos. Nós, eu e o Miguel, temos um…assim que possível tiramos uma foto e colocamos aqui.

    Bom, não me alongo mais. Tentem construir uma coisa destas…vale bem a pena.
    Beijinhos

  3. Pingback: Tomate Seco (Parte II) – Um desafio para a Maria e para quem mais se atrever « As Time Goes Bye.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s