Tomate Seco (Parte II) – Um desafio para a Maria e para quem mais se atrever

Após publicar o post  ‘Tomate Seco – Um desafio para a Maria e para quem mais se atrever‘,  a nossa colega Moira, autora do blog Tertúlia de Sabores, chamou a atenção para um ponto muito importante: “(…) não sei se servirá à Maria, ela está numa região do globo que tem uma enorme percentagem de humidade(…)”. 

Após ver o comentário da Moira ao post, achei pertinente colocar aqui a resposta, pois qualquer um de vós poderá ter a mesma dúvida. Tal como respondi, o facto de a Maria ( ou outra pessoa que se sinta tentado a experimentar) se encontrar numa região húmida, nada impede que o tomate seque, desde que este esteja em exposição directa ao sol. O que é mesmo proibido é que o tomate apanhe o relento da noite.

Até aqui, penso que estamos mais esclarecidos. Passemos, então, ao passo seguinte: uma outra forma para secar tomate;)…anteriormente, não falei nesta opção, pois supus que fosse mais difícil para a Maria, pois é necessário um vidro. Ao invés de utilizarem uma rede sobre o tabuleiro, podem colocar um vidro. Porém é conveniente que o tabuleiro tenha uma abertura, de forma a permitir a circulação de ar.

O nosso desidratador (desculpem a qualidade da imagem...mas penso que dá para terem uma ideia ;))

Normalmente, o vidro é utilizado em desidratadores, cujo recipiente pode ser construído em madeira. Nós, eu e o Miguel, temos um e vale mesmo a pena. Permite-nos desidratar uma infinidade de coisas, e este Verão foi o que fizemos. Maçãs, uvas, tomate, pimentos, ameixas…nada nos escapou. Foi, aliás, uma bela forma de conservar e aproveitar o excedente de produtos que a minha querida mãezinha cultivou na horta…e o melhor: tudo biológico.

Agora, é convosco! O desafio está lançado. Atrevam-se e comprovem:)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s