Crónica de um jantar – As Time Goes Bye.. meets Dacozinha

É curioso este efeito borboleta das redes sociais, damos um pedrada insignificante no charco e começamos logo a sentir uma onda de choque exponencialmente maior. Foi o que aconteceu comigo e com o Zé aka Joe Best, autor e chef (mas pouco :P) do projecto Dacozinha. A troca de galhardetes nas redes sociais, traduziu-se numa curiosidade mútua que resultou num convite totalmente inesperado para participar num dos eventos Dacozinha. Ontem à tarde durante mais uma picardia e troca de ideias, o Zé convida-me para o seu jantar temático (A)Costa e o (A)Mar, uma edição de Natal do 8@Mesa, um conceito Dacozinha, que se insere no estalão dos supper clubs, e para mim como cozinheiro um pouco mais além, com a cozinha experimental a ser a estrela. Respondi ao Zé que não podia ir, as finanças e a austeridade não deixam, enfim a típica conversa do tuga insolvente… ao que o Zé me responde twittando : “@MiguelDeBrito nada disso man! se tiveres cm chegar até aqui à Tapada das Mercês, não é p pagares, passas a noite com a gente!”
O que se traduz em … vens bulir para a cozinha e não bufas! Cheguei ao Palácio dos Sonhos (que nome mais maricas :P), que é o antro de perdição gastro-culinário e etílico-vínicola do Zé. Lá me meti no meu ToniMobile e … a caminho da Tapada das Mercês! Cheguei a casa do Zé e da Ana (a parceira de congeminanços culinários e mulher :P), e fui recebido por uma figura gigante que me sauda com : “Não te vou deixar entrar, cortaste a barba, não és Miguel de Brito”, lá me justifiquei com a pressão da minha mãe para cortar a relva, dadas as parecenças com um qualquer guerrilheiro sul-americano. Lá entrei e fui prontamente encaminhado para a cozinha, onde me deram logo a nobre tarefa de …abrir ostras. O Zé esperou por mim para começar a montagem do amuse bouche, um cocktail aperitivo radical (nas palavras do Zé), intitulado de Brisa do Mar, achei fantabulástica a combinação dos ingredientes, super equilibrada na frescura, textura excelente com as ovas do arenque a explodirem em contacto com o palato, e depois a primeira dentada na gamba marinada em água do mar combinada com as folhas de nori, ouriço do mar e por fim o champanhe…bom que dizer? Muito fixe Zé! Para mim um jogo de sabores e texturas bem conseguido, e na minha opinião um sabor que me reenvia para um caldo de miso com a frescura e acidez do champanhe.
A batalha desenrola-se com as legiões a prepararem o primeiro prato : Ala Ala – Robalo com Algas, o típico stress de uma cozinha com a temperatura dos fornos, os empratamentos e o serviço (adoro esta pressão :P) e segue na mesa.
De seguida entra em cena a Ganchorra & Rolete – Mix diferente à Bulhão Pato, com as vieiras e o tubarão a serem estrelas num dueto improvável mas muito bem conseguido.
Pequeno compasso de espera e ataca a Maresia Desfeita – Mules à Portuguesa, um twist dos mexilhões com chips belgas, personificados nos mexilhões verdes da Nova Zelândia, carregados com sucos do mar, queijo ilha gratinado, moscatel e chips de batata doce (Zé ainda estou a salivar!).
Soma e segue, e passamos ao confronto de titãs com o Terra à Vista – Puxa Carroça, onde o lombinho de porco contrasta com as ostras do Sado, num molho de espargos que faz este prato um atentado à sanidade do menos carnívoro!
Termina a batalha campal com a Delícia da Praia – Remix 2011, trufa de chocolate, doce de ovos, natas ácidas baunilhadas e uma areia brutal com óleo de noz, os corpos jazem derrotados pela força orgásmica da sobremesa.
Só me resta em nota final dizer que o Zé é completamente passado, e isso é o que se quer do cozinheiro do século XXI, com garra, determinação, criatividade e muita loucura, transformar a comida em sonhos que se podem vender. Obrigado ao Zé e à Ana pelo convite, foi fantástico cozinhar convosco, espero que em breve isto se traduza num jantar fusion As Time Goes Bye.. Vs. Dacozinha. Há ideias no ar, vamos fazer acontecer!

Boas Festas a todos!

Deixe uma Resposta

