Desidratador Solar – A máquina Infernal


Tenho seguido atentamente as movimentações do blog nos últimos tempos, e dei-me conta que muitos utilizadores vêm aqui através de motores de busca com a palavra chave desidratador de alimentos.
Ora bem, a Rita já aqui postou alguma informação, mais especificamente sobre tomate seco. Existe uma infinidade de produtos que podemos desidratar neste aparelhómetro
frutos, produtos hortícolas, cogumelos e também peixes(mas para isso é melhor terem dois, o cheiro a peixe não fica muito bem nos frutos…).
Em anexo podem ver o diagrama para construir um desidratador solar, que funciona por acção directa dos raios ultra-violeta sobre a tampa de vidro que funciona como uma estufa, para evitar a condensação de humidade retida nos produtos, existem duas aberturas nas extremidades da caixa, que além de funcionarem como uma saída da humidade, também operam como entradas de ar seco que vão ajudar a abreviar o processo de desidratação. Regra geral cada produto tem um tempo definido para desidratar, não devemos deixar secar completamente! Os produtos devem reter alguma humidade para a conservação, cerca de 10% (se estão na dúvida utilizem o tacto…como? simples outros produtos desidratados de compra, experimentem tocar num tomate seco ou numa maçã desidratada… sintam o toque, apertem nos vossos dedos), por isso não se preocupem. Para terem uma ideia, o tomate demora cerca de 1 dia a secar e ficar pronto para conservação, a maçã demora meio dia a desidratar, em suma quanto mais fina for a superfície a desidratar mais rápido estará pronta para a conservação.
O diagrama de construção tem como material zinco galvanizado, vocês não precisam de aumentar os custos da produção, se forem jeitosos com bricolage mandam cortar pranchas em contraplacado marítimo com as medidas do diagrama, fazem uma tampa com um vidro cortado à medida, e utilizam rede mosquiteira.
O efeito é o mesmo, tirando que, com zinco poupam tempo pela capacidade de absorção e irradiação de calor pelo metal, mas com madeira também é possível, mas isso fica ao vosso critério. lembrem-se sempre de recolher o desidratador para dentro de casa à noite, por causa do relento e da humidade que ficará no interior do vidro.
Espero que este post vos ajude a melhorar o vosso stock de produtos desidratados na vossa dispensa.

Divirtam-se e bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s