Prateleira de Especiarias

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alguns dos leitores deste blog, alertaram-me para o facto de às vezes terem dificuldade em saber que tipo de especiarias e ervas utilizo nos pratos. Como não quero que vos falte nada decidi criar esta funcionalidade, um pequeno glossário para as especiarias/ervas menos comuns. Espero que vos seja útil!

  • Carqueja (Pterospartum tridentatum) -é uma planta da família Fabaceae, comum no norte de Portugal, cujas flores (que aparecem entre Março e Junho) são muito apreciadas na preparação de infusões e na culinária (por exemplo o arroz de carqueja).Pode ser encontrada um pouco por toda a Península Ibérica (sobretudo parte noroeste) e Marrocos, sendo típica de matos e matagais situados em terrenos ácidos.
  • Aneto ou Endro Anethum Graveolens ) – Folhas finas de aparência semelhante às folhas do funcho, cor verde intensa. É muito utilizado nos países nórdicos com peixe e pratos com ovos. É relativamente fácil de encontrar em grandes superfícies, geralmente seco e embalado, mas às vezes encontra-se em vaso, que é bem mais interessante de manter pois temos sempre o produto acabado de colher.
  • Cebolinho ( Allium Schoenoprasum ) – É uma das ervas aromáticas mais importantes, utiliza-se em saladas; vinagretes; ovos e pratos de peixe, conferindo-lhes um suave sabor a cebola. É fácil de identificar, a sua aparência é praticamente a mesma das folhas da cebola, mas em ponto pequeno. Encontra-se praticamente em todas as grandes superfícies.
  • Estragão ( Artemisia Dracunculus ) –  Erva aromática muito utilizada para a confecção de molhos, e para realçar sabores em grelhados de carne – essencialmente aves e coelho – tem um sabor adocicado e ao mesmo tempo apimentado, com uma suave nuance a funcho. Encontra-se fresco ou seco em todas as grandes superfícies.
  • Manjericão ou Alfavaca ( Ocitum Basilicum ) – É a rainha das ervas aromáticas na comida italiana, utilizada para ligar com tomate; pastase também é um dos ingredientes fundamentais para a confecção do pesto alla genovese. Existe em todas as grandes superfícies, fresco ou seco.
  • Salva Salvia Officinalis ) – Erva de sabor e aroma muito forte, é utilizada em pratos de carne com alguma gordura – porco; pato; ganso, entre outros, ou também em pastas. Fresca ou seca encontra-se com muita facilidade no mercado.
  • Tomilho ( Thymus Vulgaris ) – Existem várias espécies de tomilho, sendo o tomilho-comum a mais ocorrente no mercado, também existe o tomilho-selvagem conhecido por cerpão no Norte de Portugal e o fabuloso tomilho-limão que por vezes encontramos em grandes superfícies. É uma erva com uma componente aromática muito forte, que pode ser utilizada para molhos, sopas, carnes e patês.
  • Zimbro (Juniperus Communis) – É um arbusto comum no hemisfério no Norte, em Portugal encontra-se na região da Serra da Estrela .É utilizado para um sem número de coisas, entre as quais está a popular aguardente de zimbro; como desinfectante e como condimento em pratos de caça, conferindo à comida um sabor silvestre É utilizado em marinadas; estufados e assados. Encontra-se sob a forma de sementes em algumas grandes superfícies.
  • Cerefólio (Anthriscus Cerefolium) – É conhecido como a folha da alegria, e é uma erva muito utilizada na culinária para: molhos; sopas; pratos de peixe e aves. Tem um aroma muito sui generis lembrando mirra, a forma das folhas é semelhante à salsa mas em ponto pequeno. É possível encontrá-lo na maioria das grandes superfícies.
  • Bagas Goji – Goji é a fruta da planta Lycium Barbarum, proveniente dos Himalaias, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s